sexta-feira, 6 de abril de 2012

10 Ideias de sustentabilidade para sua empresa

Compartilha Como passamos a maior parte da vida trabalhando, sejam como empreendedor em nosso próprio negócio ou como funcionário de uma grande ou pequena empresa vale a pena começar a pensar em atitudes sustentáveis no trabalho. Dá para mudar apenas o nosso comportamento e já fazer uma diferença ou convencer a empresa inteira a mudar o comportamento e fazer um bem maior ainda.
Como você encara essa plaquinha:
 
( ) A diretoria é tão sovina que enche o saco até com a luz;
( ) A diretoria está adotando medidas sustentáveis, vou fazer a minha parte.


Sustentabilidade é uma maneira de interpretar o mundo. Para facilitar a vida, seguem algumas ideias que podem ser aplicadas nas empresas:

1) Invista no transporte coletivo. Contrate um ônibus para buscar seus funcionários em casa, assim eles evitam vir de carro.
2) Crie uma ação que incentive a carona, identifique onde moram seus funcionários e quem vem de carro todo o dia. Você pode usar o Google Maps para marcar a residência dos funcionários e traçar as rotas.
3) Invista na luz natural. Ao alugar um prédio para a empresa, escolha um com muitas janelas. Além de economizar é mais saudável.
4) Coloque na recepção da empresa um recipiente para recolher pilhas e baterias.
5) Invista em brindes úteis e sustentáveis como canetas de porcelana, copos de vidro e sacolas ecológicas. 
6) Adote o hábito de desligar o monitor ao sair da frente do micro e troque os monitores de tubo por LCD, mais econômicos.
7) Incentivo os colaboradores a adotarem canecas e copos duráveis para água e café. Os copinhos plásticos geram muito lixo e são um gasto desnecessário;
8) Incentive a separação de lixo nos departamentos disponibilizando lixeiras para papel, plástico e metal nos departamentos.
9) Crie um programa de economia de papel, com prêmio para o departamento que reduzir o consumo de folhas brancas.
10) Inscreva a empresa em ações ambientais de ONGs, leve seus funcionários para participar das ações e atividades ecológicas e promova palestras sobre o assunto na empresa.

Essas são iniciativas simples e que não envolvem custos elevados, basta incentivar as ações que novas ideias surgirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário