sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sustentabilidade

Compartilha O conceito de Sustentabilidade é "o desenvolvimento que não compromete o futuro". Digamos que é a evolução do velho conceito de ecologia com uma pitada a mais de inteligência e bom senso que amplia a prática do comportamento ecológico, ou agora, sustentável. Não basta preservar, mas usufruir de forma inteligente e permanente. 


Cada vez mais as empresas estão reforçando e divulgando suas posturas de sustentabilidade porém essa é uma medida muito mais profunda do que parece. A adoção da cultura de sustentabilidade não permite ações levianas, mas sim medidas concretas e completas. Por isso, ao ver alguém falando em sustentabilidade abra o olho e não caia em "conversa para boi dormir".

Para dizer: "Nossa empresa é sustentável" é preciso adotar medidas em todos os ciclos do impacto da empresa. Plantar 1/2 dúzia de árvores na praça da cidade é ecologia, não sustentabilidade.

Foto: www.pdphoto.org
A empresa perfeita teria um departamento, ou um grupo de ação, para desenvolver e implementar as medidas. Quem não tem condições pode delegar a tarefa a um grupo multifuncional da empresa que dedicará parte do tempo em desenvolver as medidas sustentáveis. Isso inclui pesquisa e ações. Essas pessoas precisam ter as competências necessárias para que o projeto funcione. Não basta reunir alguns funcionários que gostem de fazer trilha ecológica ou que sejam apaixonados por bichos. É preciso reunir um grupo que tenha liderança, iniciativa, paciência e persistência, pois não é tarefa fácil mudar a forma de pensar de uma empresa inteira. E caso o grupo não tenha essas competências, é preciso treiná-los. Não dá para delegar a tarefa aos funcionários e lavar as mãos. É preciso dar condições.

Sustentabilidade é uma coisa que não dá para fingir, fazer de conta, tem que assumir e mudar, mudar constantemente pois sempre teremos algo para melhorar. E quando falamos em mudança, não é mudar o papel alvejado por um reciclado. É imprimir menos, é fazer um esforço para se acostumar a ler no monitor. É propor soluções de mudanças nos processos, convencer o gerente que aquele relatório que você leva semanalmente impresso pode ser passado por e-mail e lido no monitor. É mudança de hábito ou, a grosso modo, vestir a camisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário